quarta-feira, 14 de agosto de 2019

NOSSO HERÓI DE BARRO : Neymar Jr. De herói a vilão em pouco tempo.

Toda pessoa,com um mínimo de conhecimento de história sabe que, na Grécia antiga, as pessoas acreditavam em deuses,mitos ou"Heróis. Seres superiores sobrenaturais com superpoderes,que faziam parte da chamada da "Mitologia". 
Hoje sabemos que tudo era mais lenda do que verdade. Eram "mitos"criados por eles mesmos, para satisfazerem seus egos,seus desejos de serem superiores aos outros povos. 
Esses "Deuses" tinham nomes e cada um deles era ligado a uma atividade. Hércules, Apolo, Adônis, Atlas, Aquiles,Hermes,Netuno, Zeus e tantos outros mais,cada um na sua "área de reprentativdade". Só para ilustrar nosso texto, Atlas seria o mais forte ,a ponto de segurar todo o Globo terrestre com as mãos. E não me perguntem onde ele estava pisando para segurar o "Mundo" com as suas mãos,pois não sei dizer. 
E tinha o Hércules que ficou conhecido pelos seus "Doze Trabalhos". Já Netuno era Deus do Mar; Hermes do Comércio e por ai vai. 
A maioria deles tinha um nome grego e um nome latino-romano também,como Ulisses que era o mesmo Odisseu grego. Este  teve suas aventuras contadas com toda pompa e circunstância na grande obra ODISSÉIA de Homero. Aquiiles, o da Guerra de Tróia, tem suas aventuras contadas na ILÍADA,também por Homero.
Mas os homens de todas as épocas sempre precisaram criar seus  próprios "deuses", "mitos" e "heróis".
Os fraceses ,por gozação criaram o "Asterix".Os americanos do norte (EUA) ,através do cinema foram mestres disso. 
Heróis ou Super-heróis como "Batman";"Super-Homem";"Homem-Aranha";Homem de Ferro e outros, são invenções deles. 
Fizeram tantos heróis que pegaram até o Thor da mitologia nórdica para o cinema deles. Pode isso ?
Nós,os pobres mortais brasileros, não tivemos grandes heróis até hoje. Mas, como somos fanáticos por futebol, nossos heróis saíram dos campos de futebol mesmo. Herois tais como : Garrincha, Pelé,Zico, Sócrates, Ronadinho(os Dois: o Gordo e o gaúcho) etc. 
E mais recentemente o Neymar Jr. 
Bom jogador de futebol,ele chegou ao máximo do estrelato na sua área de atividade profissional e com apoio da mídia,e passou a ser o nosso herói.o nosso "Herói do Futebol".
Aclamado e endeusado pela crítica e pelos jornalistas como o nosso melhor jogador atual,ele ganhou notoriedade e muito dinheiro. Hoje chega ao treino da Seleção Brasileira em seu próprio helicóptero, com muito egocentrismo. E o que ele faz é notícia no mundo inteiro. Seja de bom ou de ruim. De idolo de garotos de seu "Instituto Neymar" em São Paulo,Brasil.para uma notícia sobre estupro,em horário nobre.
Sua fortuna é  administrada em parte pelo seu pai,também chamado de Neymar (um ex jogador que não deu certo e de conduta duvidosa) já ultrapassa muitas centenas de milhões de dólares. 
Mas,o Neymar, no campo, não é tão bom como o Messi ou Cristiano Ronaldo, pois estes já ganharam a "Bola de Ouro" como melhor jogador do ano, da Fifa, e o Neymar ainda não ganhou. 
A sua mania de cair toda hora em campo ficou famosa na última Copa do Mundo de Futebol da Rússia,em 2018 . E sua imagem ficou arranhada também em alguns outros episódios de nervosismo e estrelismo nos gramados franceses. 
Ou seja,ultimamente têm piorado muito a sua fama de "Herói".
-Seria ele o nosso "Herói de Barro" ?
Mas,de qualquer forma, é o "herói"que temos para o momento. 
O que pesa contra ele agora é muito mais o comportamento fora de campo,pelas farras e envolvimento com mulheres livres. 
Neste último episódio,que veio à tona esta semana, ele foi acusado de estupro por uma mulher brasileira,num encontro"financiado" por ele,num hotel de luxo em Paris(França).
Como a notícia é bem recente e a Policia ainda está investigando, eu não posso dizer aqui se realmente aconteceu ou não o estupro. Mas a imagem esportiva dele ficou bastante arranhada.E por certo vai perder patrocínio de empresas,para os "comerciais" que ele faz.
É, pelo jeito,já não se fazem heróis como antigamente.
Parte da Imprensa o defende. Outra parte o acusa. E ele,pela contusão, também não pôde participar da Copa América que aconteceu no Brasil, em Junho.
Vamos torcer para que ele consiga jogar bem doravante,para ver se apaga essa "mancha"ruim que paira sobre ele. A mancha que ficou depois dessa acusação de estupro da moça chamada Nájila. 

Acusação que não foi para frente,também. Foi arquivada pela Delegada.
Aguardemos o próximo capítulo dessa "novela" esportivo-criminal.

........................
P.S  Este texto foi escrito antes do jogo  amistoso entre Brasil e Qtar no dia seguinte , quando o Neymar Jr. estreou e se contundiu,ficando de fora da Copa América de Futebol,que começaria dia 14 do mês de junho de 2019. 
Depois não jogou mais, e nestes meados de agosto está tentando definir para qual clube vai.  O PSG não o quer mais. O Barcelona só com troca de jogadores,nada de dinheiro. Ou seja, ele se desvalorizou profissionalmente rápido demais.
Está pagando caro por se exaltar em várias situações.

Texto original A.L.G.
Reedição : 14 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário