sexta-feira, 19 de julho de 2019

Reportagem Band (especial): A tecnologia que levou o homem à Lua (Tem gente que não acredita até hoje).

A VERDADE SOBRE A CORRIDA ESPACIAL QUE COMPLETA 50 ANOS

Segundo a maioria dos órgãos de imprensa,falada,escrita, televisada,revistas e livros pelo mundo inteiro,é como se a corrida espacial na Terra, por nós conhecida, tivesse começado em 20 de julho de 1969. Há exatos 50 anos atrás.
Na verdade,essa comemoração de 50 anos desta "Corrida Espacial" é defendida pelos  Americanos do Norte,os EUA ou USA,como são conhecidos mundialmente. E eles contam esse tempo exatamente  a partir da chegada do homem à Lua. Coisa que muitos ainda não acreditam. Eu mesmo já duvidei disso,quando era mais jovem.
Na verdade, a corrida pela conquista do Espaço começou bem antes e a União Soviética(de sigla URSS),atual Rússia,(tirando as nações que faziam parte dessa potência mundial e que foram ficando independentes a partir de l990), chegou primeiro no espaço,como demonstraremos aqui.
Para voltar no tempo e na história,devemos dizer a verdade,e que tudo começou mesmo no ano de 1957, em 04 de outubro,com o Lançamento do foguete SPUTNIK I,pela então União Soviética.Por anos, essa façanha foi a grande mágoa dos Americanos do Norte.Os seus antagonistaas da Guerra Fria,tinham começado primeiro a conquistar o Espaço dito Sideral.
E foram eles,os Russos, que primeiro anunciaram o interesse de fazer,num futuro próximo,a partir daquela época,  uma espaçonave tripulada para o Espaço e ,obviamente à Lua. Mas, eles faziam tudo em sigilo,ao contrário dos Americanos do Norte que faziam propaganda de tudo. Como é até hoje. São mestres no marketing,no cinema e na mentira. 
Mas, os americanos não acreditaram,inicalmente,que os Russos tinham saído na frente deles. Até que em meados de dezembro de 1957,o Sputinik II passou nos céus dos EUA,sobre Melbourne Beach,na Flórida,e foi fotografado por um dos Gigantes Telescópios de rastreamento que acompanhava o lançamento de foguetes e satélites americanos.Durante um período de três dias,rastreando o Sputinik II,nas passagens que se sucedima sobre o céu dos americanos,o dispositivo  ótico, tipo telescópio,( dos rastreadores), obteve uma série de fotografias nítidas desse foguete-satélite lançado pela União-Soviética.
Aí sim começou realmente a corrida espacial,com os americanos gastando bilhões de dólares e pondo centenaas de técnicos e cientistas a trabalhar na NASA(National Aeronautics and Space Adminstration, que já fazia pesquisas científicas sobre o espaço, desde sua fundação em 1915),para competir com os Russos. E passaram a enviar foguetes para os espaço,deixando acima da atmosfera vários satélites artificais,que foram os propulsores da tecnologia que viria a mudar o mundo até então. 
E foi dessas pesquisas,desses lançamentos de foguetes e satélites entre estes dois Países,que muita coisa mudou no mundo,inclusive as telecominações,até chegar nesta maravilha de hoje que é a Internet,incluindo aí os Computadores e Celulares.
Mas, os Russos da chamada União Soviética, ainda fariam outras experiênciasa de sucesso. Por exempo,enviando a cadelinha Laika ao Espaço,(ficou uma semana no Espaço,no Sputnik II), e também colocando o Astronauta Yuri Gagarin(12/04/1961) a dar voltas na Terra(foi ele que disse : " A Terra é azul).E foi também a URSS que mandou a primeira astronauta(mulher) ao espaço,numa nave tripulada, em junho de 1963( Valentina Thereskowa era o nome dela).  E mandou,depois muitos outros astronautas ao Espaço. Entre eles German S.Titov,que deu vôo em 17 órbitas da Terra.
Tudo isso nos finais dos anos 50 até meados dos anos 70. 
Foram muitos os foguetes e satélites mandados ao espaço pelos dois Países continentais da época.Até chegar ao famoso Lunik IX,da URSS,em 1969,que mereceu até música do Gilberto Gil.
E foi essa competição destes dois gigantes Países que acabou culminando com a ida do homem (três astronautas) ao Espaço. Do que os EUA se vangloriam muito até hoje. Foi realmente um feito inédito,não há dúvidas.
Edwin Aldrin, Neil Armstrong e Michael Colins,que foram na Apollo 11,dos EUA ,foram mesmo os primeiros astronautas a irem à Lua, e dois deles pisaram no solo lunar há 50 anos atrás,no dia 20 de julho de 1969. Eles foram na Nave Apollo 11,levados ao espaço pelo foguete Saturno V. A Nave é que pousou na Lua.
E o Neil Armstrong, o primeiro deles a pisar na Lua, em contato com a NASA diria naquele dia :
"UM PEQUENO PASSO PARA UM HOMEM...UM PASSO GIGANTESCO PARA A HUMANIDADE". 
Ele fincou uma bandeira Americna no solo lunar e lá ficaram as suas pegadas marcadas pela pesada bota. Que mostram na TV até hoje.
Logicamente que os EUA valorizaram muitos estes heróis do Espaço. E o Neil Armstrong,por ter sido o primeiro homem a pisar na lua e ter falado essa frase famosa,foi o que ficou mais conhecido no mundo inteiro.
Obviamente que ele falou em inglês,que é o idioma dos Americanos do Norte. Mas isso foi traduzido e veiculado nos Rádios e  nas Televisões do mundo inteiro. Esta semana então,por causa da comemoração dessa façanha,estamos vendo várias reportagens sobre o assunto. Principalmente nas TVs.
Continuando a Corrida Espacial, outros foguetes e satélites foram mandado ao Espaço por estes dois Países. E houve casos de astronautas russos que ficaram perdidos no Espaço e nunca mais retornaram à terra. E também um caso de um  foguete americano que explodiu no ar logo assim que foi lançado e varios astronautas morreram. Foi uma catástrofe que atingiu essa "corrida" ao Espaço
Depois disso,por gastar bilhões de dólares em cada emprendimento destes,os EUA deram uma parada por uns tempos(muitos anos),inclusive por causa de pressões politicas.E só depois de 2015 está retornando,com parcerias com empresa privadas. 
E agora prometem colocar uma Nave-mãe na Lua, para receber astronautas por muitos dias,e depois mandar homens à Lua,de novo,em 2022.
E, dizem que, em 2024,irão mandar casais de seres humanos,para poder povoar a Lua,que fica a exatos 384 mil quilômetros da Terra.
Sem falar que já estão engrenando uma ida a Marte. Esta uma missão "quase impossível"mas que pode acontecer.
Já a União Soviética também mandou equipamentos que pousaram na Lua. Mas não mandaram pessoas,depois desse feito dos três americanos. E estes também mandaram equipamentos para fotografar a Lua, mas não houve tanta repercussão. Já não era novidade mais. 
Porém, a União Soviética acabou,se transformou de 1990 para cá. Ficou só a Rússia e esta diminiu seus gastos a partir dos anos 80. Houve um empobrecimento do País até  o ano 2000. Melhorou depois da "Era Putin".Atualmente a Rússia faz pesquisas com satélites e manda foguetess aos Espaço em conjunto com a Agência Espacial Europeia (França e Inglatera ,entre outros países da Europa.).Mas, não tem mais aquela pompa que tinha nos anos 60,com sua base de Baikonur,no Casaquistão,que era uma de suas  Repúblicas dependentes,entre as outras Repúblicas que formavam a União Soviética(Como a Lituânia,Letônia e outras). A sigla CCCP era a abreviatura de Союз Советских Социалистических Республик (U.R.S.S. em português) que era a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Nesse bloco de Países que chegaram à Lua com equipamentos se inclui ainda a China. Já o Japão e a Índia, gastaram bilhões também nessas "empreitadas espaciais",mas também não chergaram à Lua com pessoas,ainda.
E muitos poderiam dizer: 
-"É muito dinheiro gasto,que poderia ser gasto com alimentos e remédios para o povo pobre da África ou da América Central ou Vezuela,por exemplo. Ou, para melhorar a vida de milhões de pessoas pobres no mundo". 
Eu também já pensei assim. Mas, se não fosse estes investimentos em pesquisas,não teríamos a comodidade de hoje,e o mundo estaria como na Idade Média, ainda. E os Países não tinham melhorado a condição de vida das pessoas. Porém,há muito o que se fazer.

Provavelmente, iremos muito além,à procura de outros lugares para se viver,além da Terra.
Afinal de contas,MUITO POUCO DO QUE VALE A PENA JAMAIS É ALCANÇADO SEM SONHOS.
..............
Texto Original e pesquisa de dados: Antonio Luiz Gomes.
19/07/2019.
Fonte principal: "O Homem e o Espaço"-Biblioteca Científica LIFE.