terça-feira, 24 de setembro de 2019

O MEMORIAL JOÃO PAULO II, EM GOIÂNIA, GOIÁS.


  No dia 15 de outubro de 2011, às 10:00 horas da manhã, em Goiânia, Capital de Goiás, foi inaugurado o "Memorial João Paulo II”, em homenagem aquele que, a meu ver, e de muitos outros cristãos (inclusive não católicos) foi um dos homens mais importantes e influentes do final do século XX.
 A iniciativa pela construção do Memorial foi da Arquidiocese de Goiânia, em Conjunto com a PUC-Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Governo de Goiás, para comemorar os 20 anos desde a vinda do Papa a Goiânia, GO. Ele que esteve aqui em outubro de 1991.
  JOÃO PAULO II, ou o Cardeal Polonês KAROL WOJTYLA, para mim, foi uma das pessoas mais íntegras e sábias da qual já ouvi falar em toda a minha vida. E foi por muito pouco que não o vi pessoalmente, pois quando ele esteve aqui em nossa cidade, eu não tive a sorte de poder estar onde ele estava, mas acompanhei pela televisão todos os seus passos aqui no Brasil e, especialmente, aqui em Goiânia.
 Como sou católico e admirador dele, posso dizer que sei muita coisa de sua vida, e tenho algum material (livros, filmes e revistas) que ressaltam sua vida pessoal e religiosa, até se tornar Papa, em 16 de outubro de 1978, escolhido que foi pelos Cardeais de Roma, após a morte do Papa João Paulo I, que ficou apenas 33 dias no Pontificado e que muitos dizem ter sido envenenado. 
 -Não ficou provada ,até hoje, esta hipótese.
 Nessa época era tanta a minha admiração por ele que, quando de sua primeira visita ao Brasil, em 1980, me lembro bem, e tenho fotos disso, ele estava com um sapato quase vermelho, de couro.  E como eu iria me formar no final deste ano de 1980, tive a ideia de comprar um sapato quase igual ao dele. Só depois de muito tempo confidenciei isto a uma amiga e colega de profissão, também católica, ao lhe mostrar as fotos de minha formatura em Direito.
 Não tenho vergonha de dizer que me emocionei muito quando de sua morte terrena, em 02 de abril de 2005. E que,em 08 de abril de 2005, ao assistir pela televisão toda a cerimônia de seu Funeral, sendo que mesmo tendo de ir trabalhar fora, neste dia, fiquei toda a manhã em casa, assistindo pela TV.
 E digo mais, neste dia 08, o meu filho, menor de idade, tinha ido à escola de 1º grau, perto de nossa casa e eu soube só depois que ele chegou em casa, que ele tinha sido atropelado por um carro, na esquina, num cruzamento, perto do Colégio. 
 Quem viu o impacto do carro "pegando" ele, não acreditou como ele não sofreu nenhuma lesão.                                       
Nem ele acreditou. O motorista atropelador insistiu para levá-lo ao hospital, mas ele não quis ir, pois não teve nada, não sentiu nada. Como aqui em casa há divergências de religiões, porque minha mulher e uma filha são Evangélicas, não pude comentar muito o assunto e enaltecer essa "coincidência”!
 Mas, o certo é que, o meu filho, o Luís Antônio, que tinha 12 anos na época, sofreu um acidente no mesmo horário em que estava sendo feito o Funeral do Papa João Paulo II em Roma. Mas, ele nada sofreu ou sentiu, mesmo tendo sido atropelado por um carro, em velocidade. E eu sempre peço a Deus livrar os meus filhos de tragédias, acidentes etc.
  Nem o próprio motorista atropelador acreditou no que viu. Na época não demos muita importância a esta coincidência. Somente eu fiquei pensando no assunto com mais insistência nessa "coincidência". Eu acredito em milagres, em interferências dos Santos, dos Anjos e de Deus na nossa vida.
  Deixo que meus leitores interpretem este fato. 
  E é a primeira vez que escrevo sobre isto.
                             O que me contenta mais agora é que, o Papa João Paulo II, que foi beatificado em 1º de maio do ano de 2011, será mais um Santo da Igreja, para honra e glória de todos nós Católicos ou Cristãos de verdade.
 Provavelmente este Memorial que se inaugurou em Goiânia, no Campus da P.U.C., nas proximidades do Parque Ateneu, terá ao lado, futuramente, uma Igreja dedicada ao "Santo" Karol Wojtyla.  Logo ele que, enquanto era Papa, falava: " A IGREJA CATÓLICA PRECISA DE SANTOS!"
Ele é aquele menino Karol, conhecido como "Lolek", lá na Polônia antiga ,que gostava de futebol, de teatro e de passear nos campos e escalar montanhas com os amigos, que agora está sendo declarado Santo pela Igreja Católica, (Canonizado) após os trâmites burocráticos do processo, e depois da beatificação que já aconteceu, e da comprovação de milagres etc.... como exige a Legislação Eclesiástica-Código Canônico - e a "Congregação para as Causas dos Santos" , da Igreja Católica Apostólica Romana.  
Ele, o Padre polonês, de vida sofrida, que conheceu os horrores da  2ª Guerra, na época de Hitler, que ajudou a salvar vidas e almas, será reverenciado pela sua vida digna em prol dos seres humanos. Ele, que foi vítima de um atentado no ano de 1981 (13 de maio) e que Deus não quis que morresse, para que pudesse exercer o seu Pontificado ainda por mais 25 anos ininterruptos.  Ele, um homem puro, humilde de coração, que teve uma vida dedicada à Igreja, não importa o que digam as pessoas de outras religiões. Porque para DEUS ele já é Santo.
...........................................................

 P.S. Em 02/04/2019-Comemoramos 14 anos sem João Paulo II, como ser humano na vida terrena.
   OBS.  FINALMENTE NO DIA 27 DE ABRIL DE 2014, O PAPA JOÃO PAULO II E O PAPA JOÃO XXIII FORAM ELEVADOS À CATEGORIA DOS SANTOS DA IGREJA CATÓLICA, POR DETERMINAÇÃO DO PAPA FRANCISCO   
ENFIM, O "LOLEK", (aquele seminarista sofredor da época da II Guerra) FOI CANONIZADO! E o seu nome para os devotos católicos é “Santo João Paulo II”
 A sua cidade natal, Wadovice, na Polônia, e todos os Cristãos do mundo inteiro, penhoradamente, agradecem.(*)
-----------------------------------------
24 de setembro de 2019.
(*)Texto original de Antônio Luiz Gomes
Parte integrante de meu livros "Fatos Históricos e Religiosos"
Publicado em 2ª Edição pela Amazon.com.br