sexta-feira, 13 de março de 2020

As Redes Sociais como motivo de desagregação social e crimes.


Em 1998 eu vi um palestrante dizer na TV que a Internet estava revolucionando o Mundo e que muita coisa boa e ruim ela estava trazendo para a nossa sociedade.
Nessa mesma época, alguém até lançou um livro com o título de "Os Demônios estão na Internet".
Nesse tempo,pelo menos aqui no Brasil, é que realmente estava começando a implantação da Internet e todas as suas nuances. O Celular estava chegando com força total e as pessoas começavam a se utilizar das tais Redes Sociais. O Orkut foi um dos primeiros. E foi também o primeiro a acabar.
Depois surgiram outros,como o Facebook,Instagram, WhatsApp e outros. Agora tudo é pelas Redes Sociais e pelos "aplicativos".
Obviamente que todas estas inovações tecnológicas vieram para melhorar a nossa vida em sociedade. Os E-mails então, são uma das melhores inovações desse mundo atual. É o sucessor bem mais aprimorado do Fax e do Telex, que tínhamos nos anos 70 a 90 do Século passado.
Porém,a utilização errada dessas Redes Sociais está causando grandes problemas para a nossa sociedade. Principalmente para os mais jovens.
Quem já não ouviu falar que uma jovem foi ao encontro de uma pessoa(homem ou mulher) que conheceu pelo WhatsApp ou pelo Facebook e sumiu? Ou que foi morta por um estranho em que ela confiou ou pensou ser gente boa e que conheceu pelo Facebook ou outra Rede Social ?
Existe toda uma competição pelo Instagram e na "fogueira das vaidades" que são estes perfis do Facebook. Aliás este é um "Tribunal" virtual onde todos julgam todo mundo. Isso sem falar nos radicais e pessoal agressivo, de direita e esquerda, que publicam notícias fakes e mensagem pagas,todos os dias. Muitos trabalham para políticos.
Se você quiser passar raiva ou causar inveja,poste muita coisa falando bem de você,ou do que tem. Você será massacrado . Isso é o que mais acontece nesta  nossa sociedade consumista e cheia de egoísmo. 

-Vivemos no mundo do "ter" e não do "ser".
Dias atrás, uma menina de 15 anos (adolescente) matou uma "amiga" de 14 anos de idade, porque esta falava mal dela nas Redes Sociais. E matou com requintes de crueldade,com muitas facadas.E ainda voltou onde tinha deixado a menor morta por ela e ateou fogo ao corpo. 
Num outro caso,uma menor de 13 anos foi ao encontro de um "namoradinho" virtual que "arrumou" pelo Facebook. Ele tinha 18 anos e era viciado em drogas. Quis estuprar ela. Ela se defendeu como pôde,mas ele a agrediu e a estrangulou. E ela foi deixada na praça, morta e nua como veio ao mundo. Era estudante e tinha família e casa para morar..Não era uma menor de rua, dessas que vivem de qualquer jeito por aí.
E são muitos os casos parecidos,em várias cidades do Brasil.
-Como pode tanta maldade  do ser dito humano?
E quantas mulheres,com bem mais idade,já não foram enganadas e extorquidas pelas Redes Sociais? 
Noticiou-se aqui em Goiás que uma delas perdeu R$ 300.000,00(Trezentos Mil Reais). O malandro bem falante e safado dizia que iria namorar com ela,dar lucros em futuros negócios. E ela "dançou". Era uma senhora de mais de 50 anos,de boa formação e boa renda mensal. Ela deu entrevistas na TV.
Da mesma forma que tem muitas boas informações e bons ensinamentos nas Redes Sociais e na Internet,há também todo tipo de armadilha,tudo para enganar e prejudicar as pessoas menos esclarecidas. 
Há até os "hackers" que sacam seu dinheiro de sua conta no banco, via internet. Há vendedores de drogas,de armas e até de dinheiro falso,tudo pelas Redes Sociais. 
E parece que a Lei não alcança esse povo,pois eles estão sempre se multiplicando. Quando muito, são presos por estelionato.mas logo são soltos,nas tais "Audiências de Custódia". Nossas Leis são fracas. E os Juízes só aplicam as Leis. Eles não fazem leis. Estas são feitas pelos Políticos.
Não podemos esquecer dos "Sites" falsos, que vendem mercadorias e que não entregam. Tem ainda as propagandas enganosas.  E o pior de tudo: Sites que enviam boletos falsos,de contas que você tem de pagar. E fazem tais boletos idênticos aos originais.
É um mundo muito perigoso e de muita mentira e enganação,este das Redes Sociais e da Internet em geral. É preciso ficar atento e ter muito cuidado para não cair em golpes.
E estão se repetindo os casos em que,por ciúme,as pessoas estão matando umas às outras,porque viram seus (suas) companheiros (as) se comunicando com  outras pessoas,ou apenas curtindo fotos de amigos(as) ou conhecidos(as) no telefone celular. Este sim é muito útil,mas, ao mesmo tempo, também muito perigoso. 
Além de tomar muito tempo das pessoas,muitas brigas familiares e de casais estão surgindo por causa do WhatsApp e de publicações no Facebook e no Instagram.
Até divórcios já aconteceram, após descobertas de traição do(a)companheiro(a),confirmadas pelas imagens e mensagens dos telefones. 

-Mortes surgiram a partir disso também.
O Celular é hoje,uma faca de dois gumes. Útil,mas ao mesmo tempo,muito perigoso. E as Redes Sociais e a Internet,se não forem bem utilizadas,causa Desagregação Social e Crimes.
E isso, a imprensa falada,escrita e televisada, está nos mostrando todos os dias.
-Salve-se quem puder !
...........................
AL.G. 13 de março de 2020.