BLOG DO ANTÔNIO GOMES-PALÁCIO DE LETRAS 2-Blog destinado publicar contos e crônicas do autor;postar vídeos, documentários,filmes e atualidades. Nova Fase iniciada em 08 de maio de 2019. Sucessor do Blog Palácio de Letras.Teve mais de 350 Mil Vizualizações na 1ª Fase,entre 29 de junho de 2009 até 07 de maio de 2019.
quinta-feira, 22 de outubro de 2020
domingo, 18 de outubro de 2020
CEL. PERCY FAWCETT ,ENIGMAS DA SERRA DO RONCADOR ,DISCOS VOADORES E INDIANA JONES : O QUE TÊM EM COMUM ?
Algumas teorias em volta do desaparecimento de Fawcett em 1925 são as de que ele teria sido morto por tribos locais e também a de uma suposta carta enviada a sua esposa Nina escrevendo: “Você não precisa ter medo de qualquer falha. Como ele soubesse que ia morrer que estava doente.
O documentário ” Enigmas da Serra do Roncador” do Reporter Cinematográfico GENITO SANTOS (3) faz menção ao historiador Wolgang Dankmar Gunther. Este teria encontrado relatos que a família de Fawcett foi levada por uma tribo até o local onde o corpo estava enterrado, e ainda recusaram-se de fazer teste de DNA. Surge assim em meio de enigmas um palco esotérico e também ufológico dentro do Mato Grosso: A Serra do Roncador. O nome Roncador surgiu devido ao ronco provocado pelo som do vento a transitar pela Serra. Muitos pesquisadores ufológicos acreditam que a Serra é um local ideal para o contato com outros seres. O Núcleo Araguaia de Pesquisas Ufológicas do Roncador é quem realiza as vigílias naquele espaço.
Alguns mistérios rondam a Serra do Roncador. E muitos acreditam em civilizações intra terrenas que habitam o mundo da Terra Oca. Também a cidade de Kephises (cidade grega citada no manuscrito 512 (que teria sido destruída pelo Governo Português depois de 1754).
Quanto a este Coronel Percy ,ele nasceu na região da Inglaterra, em 15 de agosto de 1867 e tinha origem Irlandesa. Era Arqueólogo e Explorador (*) e segundo dizem, numa mistura de história e lenda, organizou uma expedição à Serra do Roncador (Entre a cidade de Barra do Garças e Nova Xavantina no Estado do Mato Groso(Brasil) à procura de uma certa civilização perdida. Lá ele andava atrás de uma certa "Civilização Z". Havia um misto de curiosidade e pesquisa sobre a região dessa Civilização Perdida. São muitos os relatos sobre suas aventuras no local e muitos dizem que ele desapareceu por lá, no ano de 1952 e que muitos que foram em sua busca também desapareceram.
3-EXPEDIÇÔES DO CEL FAWCET
A primeira expedição de Fawcett na América do Sul ocorreu em 1906 quando ele viajou ao Brasil para mapear a Amazônia em um trabalho organizado pela Royal Geographical Society, atravessando a selva e chegando em La Paz, na Bolívia em junho desse mesmo ano.
Fawcett realizou sete expedições entre 1906 e 1924. Ele tinha a habilidade de conquistar os povos que habitavam os locais explorados dando-lhes presentes. Ele retornou à Inglaterra para servir ao exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial, mas logo após o fim da guerra retornou ao Brasil para estudar a fauna e arqueologia local.
Em 1925 convidou seu filho mais velho, Jack Fawcett, para acompanhá-lo em uma missão em busca de uma cidade perdida, a qual ele tinha chamado de "Z". Após tomar conhecimentos de lendas antigas e estudar registros históricos, Fawcett estava convencido que essa cidade realmente existia e se situava em algum lugar do estado do Mato Grosso, no coração do Brasil, mais precisamente na Serra do Roncador, que fica entre as Cidade de Barra do Garças e Nova Xavantina.
Curiosamente antes de partir ele deixou uma nota dizendo que, caso não retornasse, nenhuma expedição deveria ser organizada para resgatá-lo. O seu último registro se deu em 29 de maio de 1925, quando Fawcett telegrafou uma mensagem a sua esposa dizendo que estava prestes a entrar em um território inexplorado acompanhado somente de seu filho e um amigo de Jack, chamado Raleigh Rimmell. Eles então partiram para atravessar a região do Alto Xingú, e nunca mais voltaram.
Muitos presumiram que eles foram mortos pelos índios selvagens locais. Porém não se sabe o que aconteceu. Os índios "Kalapalos" foram os últimos a relatar terem visto o trio. Não se sabe se foram realmente assassinados, se sucumbiram a alguma doença ou se foram atacados por algum animal selvagem. Isso ficou sem provas até hoje. Ficou a dúvida.
Segundo dizem, cerca de 100 exploradores morreram tentando procurar pelos membros da expedição de Fawcett. Três expedições de resgate também desapareceram na mesma região, que continua praticamente inexplorada até os dias atuais. Esta informação, porém, carece de comprovação.
Em 1952, seis anos depois do primeiro contato com os índios Kalapalo, os índios confidenciaram a história dos exploradores que haviam sido mortos muitos anos antes quando passavam na região. A narrativa levava a crer que os exploradores eram Percy Harrison Fawcett, Jack Fawcett e Raleigh Rimmell. O Cel. Fawcett teria advertido crianças da aldeia que, por sua curiosidade, ficavam perto de seu acampamento tocando nos objetos pessoais dos exploradores. A conduta do coronel, no entanto, não teria agradado os pais das crianças resolvendo, assim, responder àquela conduta ofensiva do visitante.
Jack e Rimell teriam sido flechados e descartados no rio. O Cel. Fawcett teria sido morto com golpes de borduna e enterrado numa cova rasa rente a uma árvore.
CONCLUSÂO :
Diante desta declaração, os irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas que era indigenistas e trabalhavam para o Governo Brasileiro(FUNAI) localizaram o local onde teria sido morto o explorador inglês. Lá foram achados ossos humanos e objetos pessoais evidentemente de nossa sociedade como: faca, botões e pequenos objetos metálicos. Teria, assim, terminado o mistério do desaparecimento do explorador inglês.
A ossada passou por inúmeros testes, no Brasil e Inglaterra, mas não se chegou a uma conclusão satisfatória.
Atualmente, os ossos achados em 1952 pelos Villas Bôas encontram-se no Instituto Médico Legal da Universidade de São Paulo. Foi realizado o exame de DNA mitocondrial mas a família Fawcett se recusa a submeter-se a este exame.
Em 1996 os índios da tribo "Kalapalo" capturaram uma expedição brasileira liderada por um banqueiro chamado James Lynch, que visava solucionar o mistério e somente os liberaram após eles declararem desistência.
Livros e filmes sobre o Assunto
Há três publicações biográficas do coronel Fawcett: O Enigma do Coronel Fawcett 1- "O Verdadeiro Indiana Jones" ] do escritor Hermes Leal e publicado pela Geração Editorial em 2007.
2-"A Expedição Fawcett em Busca da Cidade Perdida de Z" do escritor Luis Alexandre Franco Gonçalves, publicado e editado pelo autor em 2016
3- "Z: A Cidade Perdida" do escritor norte-americano David Grann e publicado pela Companhia das Letras em 2009. Inclusive esse livro serviu de base para o filme lançado nos cinemas em junho de 2017 denominado Z: A Cidade Perdida " com a participação do conhecido ator Robert Pattinson, no papel coadjuvante de um explorador amigo do coronel Fawcett )*
Há ainda alguns livros e outras curiosidades sobre esta Civilização Z.
Há quem diga que na região pousavam Discos Voadores ,tanto que um vereador chamado Valdon Varjão,da cidade de Barra do Garças (MT) propôs um projeto para construção do primeiro aeroporto (ou é Discoporto ?) de Disco Voadores do Brasil. Conseguiu o terreno mas não foi adiante a sua ideia. Tem apenas uns símbolos por lá. Até 2014 a Prefeitura doava uma quantia pra manter o local, mas depois isso não continuou. Diziam que ele queria aparecer e tinha pretensões de ser prefeito da cidade e que isso tinha objetivos eleitorais. Ficou o terreno pra a futura construção do Discoporto . Tem uma Associação que ainda mantém uma espécie de "adoração" por essa ideia do Aeroporto ou DIscoporto no local.
Até hoje existe a ideia de que ali pousam disco voadores.
Na região tem até um posto do SINDACTA (Aeronáutica Brasileira),pois alguns Militares já "viram " alguma coisa parecida com Discos Voadores no local. mas eles não comprovam isso. Fica o mistério.
A Serra do Roncador, em Barra do Garças, Mato Grosso, continua sendo um local de turismo de muitas pessoas que para lá vão. E são pessoas do mundo inteiro. Virou uma região turística. Imaginem se lá tivesse sido construído o aeroporto para Discos Voadores ,como queria o vereador Valdon Varjão. ?
NOTA FINAL : Os filmes mundialmente conhecidos onde aparece o Herói Indiana Jones, supostamente e livremente baseados nas aventuras do Coronel Percy Fawcet, são os Seguintes :
Título Original | Título em Portugal | Título no Brasil | Ano de lançamento |
---|---|---|---|
Raiders of the Lost Ark | Indiana Jones e Os Salteadores da Arca Perdida | Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida | 1981 |
Indiana Jones and the Temple of Doom | Indiana Jones e o Templo Perdido | Indiana Jones e o Templo da Perdição | 1984 |
Indiana Jones and the Last Crusade | Indiana Jones e a Grande Cruzada | Indiana Jones e a Última Cruzada | 1989 |
Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull | Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal | Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal | 2008 |
FOTO :Harrisson Ford interpretando o Dr. Jones Walton (Indiana Jones).
(1)-Dizem que vai ter um quinto filme, ainda sem título, a ser lançado em 2022 como o mesmo ator e o personagem do Indiana Jones.
(2)Conhecida por alguns como Dedo de Deus, esta formação encontra-se na Serra do Roncador entre Barra do Garças-MT e Nova Xavantina-MT. Toda esta região é considerada mística pelos esotéricos.
(3) Genito Santos,o Documentarista, chegou a participar do Programa do Jô Soares na TV Globo em 2013. E lá falou e mostrou o seu documentário.
P.S. E tem o último "Z A CIDADE PERDIDA", que pode ser visto até mesmo no You Tube Netflix etc. que é claramente baseado no livro do Escritor Americano de nome David Grann.
Foto: Local onde deveria ser o Discoporto na Cidade de Barra do Garças-MT............................................................................
Pesquisa, compilação e texto por de Antonio L .Gomes para o Palácio de Letras 2, 18 de outubro de 2020.
Fontes: Internet,Wilkpédia,You Tube e Rede Globo(Brasil)